sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como está a educação no Brasil?

Explore a maior plataforma de informações educacionais do país, com dados sobre o aprendizado para cada estado, município e escola.


O que é o QEdu?

É um portal aberto e gratuito, onde você irá encontrar informações sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil. Queremos que, por meio do QEdu, toda a sociedade brasileira tenha a oportunidade de conhecer melhor a educação no país.

Por que o foco no aprendizado?
A principal meta educacional de um país deve ser garantir aprendizado de qualidade a todos os alunos. No QEdu, você fica sabendo quantos alunos aprenderam aquilo que é adequado para cada etapa e consegue, assim, compreender melhor a educação no Brasil.

Quais as informações disponíveis?
No QEdu, você encontra informações sobre o aprendizado dos alunos do 5º e 9º anos em matemática e português; o perfil dos alunos, professores e diretores; o número de matrículas; taxas de aprovação, abandono e reprovação; e informações sobre infraestrutura escolar. Os dados são da Prova Brasil e do Censo Escolar.

Como Surgiu o QEdu?
Há algum tempo várias das instituições e pesquisadores que debatem as políticas públicas em educação apresentam a necessidade de que as escolas e redes de educação possam utilizar informações produzidas a partir da Prova Brasil.

Até antes do QEdu, para as secretarias de educação era disponibilizado somente o rendimento médio dos alunos e para as escolas a distribuição dos alunos em níveis da escala SAEB.

Como a média frequentemente não é representativa e a escala SAEB ainda não é de fácil entedimento, as informações produzidas eram pouco utilizadas. Por iniciativa de alguns pesquisadores e instituições os dados da Prova Brasil passaram a ser tratados, permitindo que a sociedade tomasse conhecimento sobre o potencial desse.

Uma dessas iniciativas foi a do professor Francisco Soares, que definiu quatro níveis qualitativos de proficiência a partir da escala SAEB. Outra iniciativa veio da ONG Todos Pela Educação que propôs uma linha de corte na escala SAEB. Alunos acima dessa linha tem o aprendizado considerado adequado para as competências avaliadas.

Em 2010 a Meritt teve a oportunidade de apresentar a equipe da Fundação Lemann o Portal Ideb, uma iniciativa voltada a uma melhor divulgação do indicador e seus componentes. A ótima recepção da Fundação motivou a equipe da Meritt a apresentar uma proposta ambiciosa para “dar vida” aos dados da Prova Brasil.

De dezembro de 2011 até outubro de 2012 a equipe da Meritt e da Fundação Lemann trabalharam intensamente na construção do QEdu.

De quem é a iniciativa?
Esse é um projeto inédito desenvolvido em parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann. Aplicamos tecnologias inovadoras e referenciais teóricos sólidos para dar vida aos números sobre a educação brasileira.

O que é a Prova Brasil?
A Prova Brasil é uma avaliação educacional nacional que oferece o mais completo e detalhado retrato da qualidade do aprendizado nas redes públicas de ensino do Brasil. Ela faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e avalia duas competências dos alunos: a de leitura e interpretação de textos (português) e a resolução de problemas matemáticos (matemática).

Todos os alunos brasileiros de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas com mais de 20 alunos, realizam a prova. A Prova Brasil fornece resultados por escola, município, estado e Brasil.

Como é medido o “aprendizado adequado” apresentado no QEdu?
De acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. Neste Portal consideramos que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão no nível proficiente e avançado. Esse conceito é o mesmo utilizado pelo movimento Todos Pela Educação para estabelecer suas metas e se baseia em parecer de seu comitê técnico composto por diversos especialistas em educação.

 Para o 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 200 pontos em Português e 225 pontos em Matemática. Para o 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 275 em Português e 300 pontos em Matemática.

O que mais está disponível?
Os alunos participantes da Prova Brasil, seus professores e o diretor da escola respondem a questionários sobre o perfil, práticas de estudo, práticas de ensino, percepções e ocorrências na escola. Existe ainda o Censo Escolar, com dados sobre infraestrutura e matrículas. Tudo isso você encontra no QEdu.

E as escolas particulares?
Cada escola particular também ganhou uma página no QEdu com dados do Censo Escolar, porém, sem os números sobre o aprendizado.

A Prova Brasil é aplicada somente em escolas públicas municipais, estaduais e federais que tenham mais de 20 alunos matriculados no 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental.

Para conhecer o QEdu, acesse: http://www.qedu.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário