Cresce a cada dia a convergência entre diferentes mídias. Hoje, as mensagens
da cultura da mídia estabelecem identidades, formam grupos dentro da sociedade
e produzem representações que levam a determinadas posições políticas,
culturais, sociais e a agir através de um processo de familiarização dos textos
culturais, naturalizando os conceitos.
Esse tipo de narrativa tem sido conhecida como narrativa transmídia
ou narrativa transmidiática e se dá por meio de múltiplos canais de
mídia, em que cada um deles contribui de forma independente para a compreensão
do todo.
Uma narrativa transmídia deve conter um rico universo (onde podem se
desenvolver diversas histórias e diversos personagens, através de livros,
filmes, quadrinhos, programas de TV, sites de internet, games, etc).
Para isso, preparei sete dicas de design essenciais na criação de
conteúdos transmidiáticos que estão baseadas no livro Utopian Entrepreneur de
Brenda Laurel:
1- Pense em termos de transmídia desde o princípio;
2- Construa mundos, não somente histórias;
3- Crie uma narrativa de base;
4- Incentive rituais;
5- Favoreça a formação de comunidades;
6- Forneça meios para que as pessoas criem identidades pessoais;
7- Crie cenários para explorar contextos específicos.
A partir dessas dicas, antes de pensar na produção do seu material tenha
em mente que cada indivíduo, ao se deparar com uma parte do conteúdo deve ter uma
experiência única com um universo narrativo que permita à compreensão de um significado
ampliado, independente dos caminhos da leitura.
Sucesso!
Aline Reguine
(Especialista em Treinamento
e Desenvolvimento Corporativo com foco em e-learning, blended learning, mobile
learning e formações presenciais personalizadas.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário