quarta-feira, 20 de março de 2013

ATIVIDADE EDUCACIONAL DO MÓDULO II


ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia

TEMA CENTRAL DA ATIVIDADE EDUCACIONAL: Empreendedorismo

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

·         - Definir empreendedorismo.
·         - Identificar em suas atitudes diárias, como se posiciona diante de desafios e
·         - Reconhecer que ser empreendedor pode não ser algo tão distante de sua vida.
·         - Pesquisar sobre o conceito de empreendedorismo apresentando-o em um blog.

SEGMENTO E SÉRIES ENVOLVIDAS: 3o. ano do Ensino Médio

FERRAMENTAS WEB 2.0 QUE SERÃO UTILIZADAS: Blog, Google, Google Docs, Gtalk, Sites de relacionamento (Twitter, Messenger, Facebook, Pinterest), e-mails.

DESENVOLVIMENTO:

1 - Professor inicia a atividade perguntando a turma sobre a palavra “empreendedorismo”. Se alguém sabe o seu significado.
2 - Professor sugere que os jovens levantem hipóteses e suspeitas sobre o que imaginam que esse termo significa.
3 - Professor irá trazer o caso da jovem empreendedora: Bel Pesce.
4 - Professor pede que se reúnam em grupos de 4 alunos para uma primeira discussão sobre o tema.
5 - Após apresentação e discussão, do conteúdo básico pela professora os alunos receberão orientações para utilizarem diferentes recursos da Web 2.0 (Google Docs, Twitter, blog  Google, etc.) Fará 5 perguntas para apoiá-los:
A - O que é empreendedorismo juvenil, na opinião do grupo?
B - Qual a atitude necessária para um jovem empreendedor?
C - Já realizou ou participou de uma ação empreendedora na escola ou na vida? Conte como foi.
D - O que diferencia um jovem que tem uma atitude empreendedora dos outros jovens?
E - Como a escola pode contribuir para que os jovens tenham uma atitude empreendedora?
6 - Após essa etapa inicial, os grupos irão eleger um empreendedor e irão criar um blog com 6 postagens uma para cada pergunta (A, B, C, D e E) e mais uma sobre um empreendedor de sucesso.

FORMA DE AVALIAÇÃO:
·         Os blogs elaborados pelos grupos serão socializados com toda a turma e disponíveis para publicação no blog da professora, já que este terá a função de servir de fonte de consulta e sugestão para os alunos em novas atividades.
·         Os objetivos serão considerados atingidos, se os alunos realizarem todas as atividades e publicarem as postagens no blog, no tempo previsto.
·         Será conferida a nota máxima de 100 aos alunos que tenham atingido todos os objetivos propostos e  utilizado os diferentes recursos da Web 2.0.
            
CRONOGRAMA:
O tempo de duração total da atividade será de três semanas. Os alunos deverão comunicar-se e realizar as atividades também fora da sala de aula, através da internet.
·         1ª semana: 3 horas-aula - apresentação do planejamento da atividade, divisão dos grupos e procura da bibliografia;
·         2ª semana: 3 horas-aula - pesquisa dos assuntos;
·         3ª semana: elaboração e publicação do blog.

REFERÊNCIAS CONSULTADAS
O Empreendedorismo Invade A Educação - Disponível em http://www.educacional.com.br/reportagens/educacaoempreendedorismo/default.asp Acessado em: 19/03/2012
SOUZA. S. A. ; A Introdução Do Empreendedorismo Como Componente Curricular Na Educação Brasileira: Primeiras Considerações Disponível em http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/SilvanaAparecidadeSouza_GT7.pdf Acessado em: 19/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário