ÁREA DE CONHECIMENTO:
Geografia
TEMA CENTRAL DA
ATIVIDADE EDUCACIONAL: Empreendedorismo
OBJETIVOS DE
APRENDIZAGEM:
·
- Definir empreendedorismo.
·
- Identificar em suas atitudes diárias, como se
posiciona diante de desafios e
·
- Reconhecer que ser empreendedor pode não ser
algo tão distante de sua vida.
·
- Pesquisar sobre o conceito de empreendedorismo
apresentando-o em um blog.
SEGMENTO E SÉRIES
ENVOLVIDAS: 3o. ano do Ensino Médio
FERRAMENTAS WEB 2.0
QUE SERÃO UTILIZADAS: Blog, Google, Google Docs, Gtalk, Sites de
relacionamento (Twitter, Messenger, Facebook, Pinterest), e-mails.
DESENVOLVIMENTO:
1 - Professor inicia a atividade perguntando a turma sobre a
palavra “empreendedorismo”. Se alguém sabe o seu significado.
2 - Professor sugere que os jovens levantem hipóteses e
suspeitas sobre o que imaginam que esse termo significa.
3 - Professor irá trazer o caso da jovem empreendedora: Bel
Pesce.
4 - Professor pede que se reúnam em grupos de 4 alunos para
uma primeira discussão sobre o tema.
5 - Após apresentação e discussão, do conteúdo básico pela
professora os alunos receberão orientações para utilizarem diferentes recursos
da Web 2.0 (Google Docs, Twitter, blog
Google, etc.) Fará 5 perguntas para apoiá-los:
A - O que é
empreendedorismo juvenil, na opinião do grupo?
B - Qual a atitude
necessária para um jovem empreendedor?
C - Já realizou ou
participou de uma ação empreendedora na escola ou na vida? Conte como foi.
D - O que diferencia
um jovem que tem uma atitude empreendedora dos outros jovens?
E - Como a escola pode
contribuir para que os jovens tenham uma atitude empreendedora?
6 - Após essa etapa inicial, os grupos irão eleger um
empreendedor e irão criar um blog com 6 postagens uma para cada pergunta (A, B,
C, D e E) e mais uma sobre um empreendedor de sucesso.
FORMA DE AVALIAÇÃO:
·
Os blogs elaborados pelos grupos serão
socializados com toda a turma e disponíveis para publicação no blog da
professora, já que este terá a função de servir de fonte de consulta e sugestão
para os alunos em novas atividades.
·
Os objetivos serão considerados atingidos, se os
alunos realizarem todas as atividades e publicarem as postagens no blog, no
tempo previsto.
·
Será conferida a nota máxima de 100 aos alunos
que tenham atingido todos os objetivos propostos e utilizado os diferentes recursos da Web 2.0.
CRONOGRAMA:
O tempo de duração total da atividade será de três semanas.
Os alunos deverão comunicar-se e realizar as atividades também fora da sala de
aula, através da internet.
·
1ª semana: 3 horas-aula - apresentação do
planejamento da atividade, divisão dos grupos e procura da bibliografia;
·
2ª semana: 3 horas-aula - pesquisa dos assuntos;
·
3ª semana: elaboração e publicação do blog.
REFERÊNCIAS
CONSULTADAS
O Empreendedorismo
Invade A Educação - Disponível em http://www.educacional.com.br/reportagens/educacaoempreendedorismo/default.asp
Acessado em: 19/03/2012
SOUZA. S. A. ; A
Introdução Do Empreendedorismo Como Componente Curricular Na Educação
Brasileira: Primeiras Considerações Disponível em http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/SilvanaAparecidadeSouza_GT7.pdf
Acessado em: 19/03/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário